25/06/2019 16:06

Curso de Criopreservação de Plantas: veja como participar

Terminam na próxima semana (dia 3 de julho de 2019) as inscrições para o Curso de Criopreservação de Plantas, que vai acontecer de 8 a 12 de julho, em Cruz das Almas (BA), no Laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O principal diferencial desse treinamento é o forte componente prático.

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos participantes sobre a criopreservação — técnica de conservação de longo prazo a temperaturas ultrabaixas (abaixo de 196 graus) — de tecidos vegetais (sementes, grãos de pólen e espécies de propagação vegetativa), o curso, com duração de 40 horas, destina-se a pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham diretamente com conservação e/ou cultura de tecidos de plantas.

“A criopreservação é uma estratégia importante para a conservação de germoplasma e, atualmente, bem mais acessível. O curso oferecido aqui tem como grande vantagem a abordagem prática das técnicas apresentadas e uma equipe bem preparada para a realização de tudo o que foi proposto. Todos os anos trazemos um pesquisador de excelência na área para compartilhar com o grupo técnicas e experiências. Nesta edição, teremos Roosevelt Escobar, pesquisador do Ciat [Centro Internacional de Agricultura Tropical], que nos  brindará com o segmento de criopreservação de mandioca”, salienta a pesquisadora Fernanda Vidigal, coordenadora do curso junto com a pesquisadora Janay dos Santos-Serejo.

O treinamento vai ser realizado em parceria com o Ciat, programa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes/Embrapa e programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/Embrapa).

Serviço:

Evento: 4º Curso de Criopreservação de Plantas
Data: 8 a 12 de julho
Local: Laboratório de Cultura de Tecidos - Embrapa Mandioca e Fruticultura – Cruz das Almas (BA)
Público-alvo: pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação
Prazo de inscrição: 3 de julho
Investimento: R$ 700 (público em geral) e R$ 500 (estudante)
Programação: aqui.
Informações: telefone (75) 3312-8144 ou e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br