05/05/2020 16:05

CAPES vai premiar as melhores teses de 2019

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou as diretrizes da 15ª edição do Prêmio CAPES de Tese no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 15, pelo Edital nº 10/2020.

Conforme o documento, serão selecionadas as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2019, que estejam registradas na Plataforma Sucupira da CAPES e tenham sido apresentadas em programa de pós-graduação. Os trabalhos serão escolhidos dentro de cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Coordenação.

Seleção

A seleção será feita por comissões designadas pelo presidente da CAPES, que considerarão a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País.

Os autores das teses vencedoras ganharão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses, além de certificados e medalhas e o seu orientador receberá um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil.

Para os selecionados no Grande Prêmio CAPES de Tese, o prêmio do orientador será de R$ 9 mil para congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição estrangeira. Além disso, dois prêmios de R$ 20 mil serão oferecidos pelo Instituto Serrapilheira aos vencedores.

Inscrição

Os programas de pós-graduação (PPGs) que tenham ao menos uma tese defendida no ano passado farão a pré-seleção dos trabalhos para indicar apenas um.

O coordenador do PPG será o responsável pela inscrição no site, até 29 de maio de 2020.