09/07/2020 10:07

Docente da Esalq lança Dicionário Terminológico de Plantas

A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) lançou o Dicionário Terminológico Bilíngue de Plantas, uma ferramenta virtual para auxílio em consultas terminológicas.

A iniciativa partiu da docente Fernanda Bacellar, que começou com o projeto há cerca de 20 anos, por meio de sua tese de doutorado.

“Sou professora de inglês e fiz a graduação em português-inglês, especialização em inglês e em tradução. No mestrado sempre gostei desta parte de terminologia, então peguei um glossário com termos de mais de 2.000 anos atrás e trouxe para o presente para ver quantos destes termos persistem até hoje”, explicou Fernanda, ressaltando que a ideia do dicionário partiu logo em seguida, durante seu mestrado.

“Quando entrei na Esalq tomei ciência de que estava sendo compilado uma enciclopédia agrícola brasileira, que demorou quase 20 anos para ficar pronta. Decidi fazer um recorte, já desta enciclopédia em Ciência Agrárias. Peguei a enciclopédia fiz um recorte, no meu doutorado selecionei todos os verbetes que continuam plantas e começavam com a Letra A. No doutorado propus uma metodologia terminológica para confecção desse dicionário”, detalhou.

A ideia de fazer o dicionário com todas as letras restantes partiu logo em seguida, em 2002, e demorou 18 anos para ficar pronto. Durante esse tempo, Fernanda teve a ajuda aproximadamente 12 alunos e queria completar o dicionário até quinta-feira (9), dia de seu aniversário de 60 anos. “Com a pandemia, todos nós ficamos enclausurados, então aceleramos o processo e tudo ficou pronto em maio, mesmo com a meta sendo em junho, e pude ter enfim esse trabalho de uma carreira no meu aniversário”, lembrou.

Com acesso gratuito, o Dicionário está disponível online e conta com mais de 6.000 verbetes para consulta, por meio do link.

Arquivo anexado: